ver, pensar e fazer filmes
desde 2015 nas ruas de BH.
assine gratuitamente a newsletter e receba a programação do Cine Graciano!
a Filme de Rua apresenta Cine Graciano
a Filme de Rua tem suas primeiras movimentações em 2010, a partir de rodas de conversa organizadas pela psicanalista Joanna Ladeira com jovens que tinham as ruas como espaço de moradia e vivência, inicialmente no antigo espaço Miguilim e depois no Viaduto Santa Tereza.
em 2015, esse grupo informal consolidou-se como um coletivo – integrado por Joanna, Ed Marte, Daniel Carneiro, Guilherme Melo, Paula Kimo, Zi Reis, Samuel, Lelo, Klebin, além de Hugo e Maíra (in memoriam) e muitos outros – com o objetivo de ver e fazer filmes, junto a essa juventude. foi produzido o curta-metragem “Filme de Rua” (2017), premiado em festivais pelo país.
a produção colaborativa tornou-se método, criando um espaço de expressão e aprendizado que resultou em outros curtas como “Maloca”, “Chuá de Maloqueiro” e dois longas, “Pérola” e “Ficção tipo real”, atualmente em fase de finalização.
em 2019, com projetos premiados no Rumos Itaú Cultural, o coletivo formalizou-se como Associação Cultural e ocupou sua primeira sala de cinema no Edifício Sul América.
o espaço tornou-se pólo cultural, hospedando debates, seminários, mostras e exibições.
agora, em 2025, o coletivo completa 10 anos e abre uma nova sala de cinema, o cine graciano.
Cine Graciano
sessões semanais!
terças: 19h & quintas: 15h e 19h
entrada gratuita
sem retirada de ingressos. é só chegar!
na rua itapecerica, 468, lagoinha - belo horizonte - mg


